O guia para um Recife melhor em 2037

O Plano Recife 500 anos é um documento que sugere uma estratégia viável de cidade e propõe caminhos para seguirmos construindo o Recife do futuro. O Plano é o resultado de um processo de pesquisa e participação e objetiva direcionar o desenvolvimento da nossa cidade através de diretrizes que visam o marco temporal de 12 de março de 2037, data em que o Recife se tornará a primeira capital do Brasil a completar 500 anos.

A elaboração do Plano Recife 500 Anos ocorreu através de estudos técnicos e um processo participativo que envolveu de rodadas de escuta, oficinas, reuniões e entrevistas com o objetivo de encontrar um desejo coletivo de cidade e desenvolver, a partir da identificação desse desejo, a estratégia de longo prazo do Recife. 

Ouvimos mais de 5.000 pessoas que compunham um grupo diverso formado por especialistas, lideranças, poder público e sociedade civil, que levantaram temas variados e pertinentes ao desenvolvimento da nossa cidade, que deram origem à Visão de Futuro, às Grandes Transformações e aos Caminhos Estratégicos. 

Até 2037 estão previstas duas atualizações do Plano, que devem trazer dados atualizados e os resultados das análises dos indicadores de desenvolvimento da cidade, o Framework de Indicadores.

 

Síntese da estratégia

Podemos sintetizar o Plano Recife 500 Anos em três verbos: Reunir, Reviver e Reinventar.

REUNIR o Recife para promover a inclusão e reduzir as desigualdades sociais. Recife deve ser uma cidade para todas as pessoas. Isso está relacionado com promover a identidade cultural da cidade e promover possibilidades para encontros nos espaços públicos, seja nas ruas, seja em praças e parques, contemplando todos os bairros da Cidade.

REVIVER o Recife para gerar qualidade de vida, fortalecendo oportunidades, distribuindo serviços e priorizando a primeira infância. Fortalecer centralidades, agregar valor ao patrimônio construído e garantir qualidade de vida urbana.

REINVENTAR o Recife para torná-la globalmente conectada para o futuro, estimulando particularidades da economia local, co-criando com cidadãos políticas públicas baseadas em dados, fortalecendo a cultura de transparência, participação e controle social.

 

Saiba mais!

Conheça melhor o Plano Recife 500 Anos, além da Visão de Futuro, as Grandes Transformações e os Caminhos Estratégicos e acesse o Plano completo clicando abaixo.