O CITinova é um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e implementado no Brasil pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado por nós juntamente com o Porto Digital na capital Pernambucana. O projeto tem como foco o planejamento urbano e como ele pode nos trazer uma cidade mais sustentável e integrada para que consigamos enfrentar as mudanças climáticas. Alinhado com o Plano Recife 500 Anos, o CITinova é um parceiro importantíssimo para auxiliar o Município do Recife a avançar no desenvolvimento do Recife do Futuro.

Visando um futuro inclusivo e sustentável, o projeto CITinova utiliza soluções tecnológicas inovadoras para ajudar a resolver alguns problemas urbanos que atinge toda a sociedade, como a poluição dos rios, o monitoramento do microclima na cidade e a necessidade de ferramentas para a política habitacional de interesse social.

Executado em São Paulo (SP), Brasília (DF) e aqui em Recife (PE), o CITinova é um projeto nacional que possui frentes de atuação focadas no desenvolvimento de um plataforma para cidades sustentáveis, no investimento em tecnologias inovadoras e no planejamento urbano sustentável.

O CITinova atua no Recife a partir de dois enfoques: o planejamento urbano e a oferta de espaços públicos de qualidade. Dentro do planejamento urbano o projeto propõe o desenvolvimento de:

  • Microestações de Monitoramento Climático – Implantação de três unidades de monitoramento do microclima, da qualidade do ar, da água e o desenvolvimento de plataforma de acesso aos dados a ser instalada em alguns órgãos governamentais.
  • Instrumentos para Política Municipal de Habitação – Desenvolvimento de um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a produção de Habitação de Interesse Social e Mercado Popular em áreas prioritárias da cidade.
  • Plano Setorial de Adaptação às Mudanças Climáticas (PASR) – Elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas nos seguintes setores: transformação Urbana; saneamento Básico; mobilidade; economia.
  • No âmbito dos investimentos no território e na oferta de espaços públicos de qualidade, o CITinova desenvolve os projetos-piloto:

    • Urbanização de duas margens do Rio Capibaribe (Cais da Vila Vintém e Cais do Caiara) – Realização da urbanização de dois trechos de margem do Rio Capibaribe seguindo os conceitos do Projeto Parque Capibaribe. As urbanizações acontecerão nos bairros da Iputinga e Parnamirim, nas proximidades das comunidades do Caiara e Vila Vintém.
    • Concurso e Projeto Travessias Capibaribe – Iniciado a partir de um Concurso Público Nacional, o Travessias Capibaribe prevê o projeto de duas passarelas para pedestres, buscando incentivar a criação de novos eixos de travessia de mobilidade ativa ao longo do Rio Capibaribe.
    • Jardins Filtrantes – Construção de Jardins Filtrantes dentro do Parque do Caiara para tratar parte da água poluída do Riacho do Cavouco. Os Jardins Filtrantes são uma solução baseada na natureza, uma tecnologia sustentável que realiza um processo de fitorremediação para a limpeza da água poluída. A água tratada vai desaguar numa lagoa, para que todos possam entender como funciona a tecnologia.

     

    Saiba mais!

    Conheça melhor o projeto CITinova e todas as ações previstas clicando abaixo.